Como é grande a dor do sofrimento por amor! Mesmo sendo considerado o maior dos sentimentos é talvez um sinônimo do sofrer.

O ciúme corresponde a uma grande parte deste sofrimento. A pessoa enciumada não sabe agir com a razão, cega de amor só vê inimigos a sua frente.

Em cada ser há uma reação no sofrer. Uns escondem sua dor, aumentando a tristeza dia a dia, mas se mantém firme pensando superar tudo. 

Quem sofre mais? O sofrer depende da idade? Não existe o sofrer mais ou menos, o sofrimento é único; só que em cada coração se manifesta de maneira diferente.

Adolescentes se encantam com o primeiro amor. Fazem planos, se amam e não pensam em separação. Talvez tenham encontrado sua alma gêmea. É o amor que marca a vida de muitos, o primeiro e único amor. Mesmo assim vem o sofrimento, pois não só de alegria vivemos e a vida a dois deve ser planejada. Deve-se aceitar o que é capaz de fazer e o que não é capaz. 

O amor adulto é mais ponderado. Mesmo assim há um grande sofrimento quando um não é amado. Vem à insegurança, o desequilíbrio, a depressão... Parece que não tem sentido o perfume exalado pelas flores ou a beleza da natureza. Quem sofre se apega na esperança da reconquista, vive na saudade, e pensa que nunca esquece de quem já esqueceu da gente. Só o tempo poderá curar essas feridas do coração.

Há uma paixão tão irrefreável como o brotar das flores e dura apenas o tempo que elas enfeitam a vida.  

Existe também o sofrer por amor na fase outonal. Talvez seja a mais difícil, pois pensa que viveu tanto e no avanço da caminhada não conseguiria sobreviver. Então se volta para o passado querendo apegar-se em algo de bom que viveu. Em conseqüência define a dor da saudade, como a felicidade que passou.

O sofrer por amor não enxerga a verdade que os olhos de quem ama vêem; mas sim, o sentimento vivido. 

De tudo isto resta uma verdade. Não vale a pena sofrer por amor. Quando Deus fecha uma porta, logo se abre uma janela, é uma compensação.

Tudo passa, a vida, o amor, a amizade, e fica algo de bom como aprendizado, o amadurecimento.

Então vale tentar esquecer o que é sofrer por amor, pois tudo se recupera no mundo, menos o tempo, já que este é a própria vida de cada um de nós.

É preciso sonhar, amar... para viver os sonhos, pois é deles que nos realizamos plenamente.





11.07.05

 

 


 

Clique na figura e
envie sua mensagem


 

Home

Voltar

Menu

E-mail

Criado em 10/02/2005 


 Arte de Ultimate Designs Studio, Adaptada por Águia Real